Associação dos jovens de Sena Madureira Arco-íris juntamente com o projeto Adjunto Cultural ponto de cultura divulga trabalhos realizados em 2010.
Durante esta manhã de quarta- feira 10 Maio de 2011, às 09h30min horas , a coordenação da Associação arco-íris e a equipe do projeto adjunto cultural tornam público à divulgação dos trabalhos realizados. Começamos com uma grande parceria com a prefeitura de Sena Madureira, onde a mesma cedeu um local para serem executados os trabalhos e eventos desse projeto, disponibilizando algumas pessoas prestadoras de serviços para cuidar e ajudar nas atividades que ocorreram ao longo desses 06 seis meses, como por exemplo, à manutenção do prédio Centro de Formação e Recreação Municipal, comprando materiais de manutenção e de limpeza.
O ponto de cultura está localizado na Rua Siqueira campo, bairro centro, localizado na praça central 25 de Setembro. O mesmo funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 12 horas e das 14 horas às 21 horas, inclusive aos domingos para atender os grupos de jovens, associação, escolas e ensaio de banda musical.
Durante esses meses de funcionamento foram desenvolvidas algumas atividades que estavam prevista no projeto e outras que fizemos parceria, como: oficinas de teatro tanto na zona urbana e rural desse Município, onde tivemos 40 escritos estudando durante 02 meses, oficinas de violão oferecido pelo projeto DO RE MI onde foram mais de 200 escritos, com duração de 06 meses de aulas. O ponto de cultura também proporciona o acesso grátis à internet, totalizando uma demanda de mais de 200 cadastros. Salientamos ainda, que o espaço do ponto de cultura é aberto aos sábado e domingo para os grupo e eventos culturais da comunidade, também recebemos diariamente mais de 25 pessoas para acessar a internet para realização de trabalhos informativo e educacional.
Com tudo, graça a Deus é uma conquista de todos que realiza o Protagonismo juvenil especialmente graça uma parceria fundamental do Governo Federal e do MINC (Ministério da Cultura) do Governo do Estado do Acre através da (Fundação de Cultura Elias Mansur) e da Associação dos jovens de sena Madureira arco-íris que deu as contrapartidas para ser executado esse projeto adjunto cultural ponto de cultura.
“só podemos está otimista com esses resultados positivos, pois estamos dando um direito social para todos que é a cultura e educação, onde conseguimos incluir e formar gratuitamente mais de 100 pessoas incluindo adolescente, jovens e adultos e até mesmo os indígenas. Por fim, estamos fazendo a nossa parte, ocupando essas pessoas em algo produtivo, principalmente os nossos jovens para não entrar na vida das drogas.
Em conversa nesta manhã de quarta- feira com o presidente da associação Kelson Araújo e o vice-presidente Saulo verçosa, frisaram estarem otimistas com a execução do projeto. Neste debate, a Auxiliar das atividades do ponto de cultura Maciane Silva indagou ao presidente sobre as atividades do ponto, perguntando-lhe, o que significa o ponto de cultura para o mesmo? Kelson foi claro, e com muita simplicidade, disse: ”O ponto de Cultura é uma política em construção”. Segundo o presidente da associação arco-íris, sena Madureira precisava de um projeto que fosse o semblante dos filhos de sena, principalmente daqueles que nunca tiveram o acesso digital e, sobretudo, a internet grátis. Ele ainda salientou, que lembra até hoje das dificuldades que passou juntamente com seu companheiro e vice- presidente da entidade Saulo Verçosa,” onde os mesmos muitas vezes foram dormir de madrugada elaborando esse projeto, não tiveram a orientação de ninguém, ressaltam, ainda que, aprenderam muito com os encontros e oficinas e debates dentro e fora do estado acre, pois é difícil encontrar alguém que ensine a fazer projeto, existem pessoas que muitas vezes se recusa a ensinar quem está começando, mas graças ao instituto Paulo freire, e a secretaria dos direitos humanos através do gabinete da presidência república e rede educação cidadã (RECID). Além disso, salienta que aprenderam muito nos cursos de capacitação do governo do estado do acre, e no projeto da prefeitura de Sena Madureira coletivo educador samaúma onde foram pioneiros.
Hoje o ponto de cultura atende cerca de 30 pessoas por dia, vale lembrar que todas as atividades previstas no plano de trabalho para o ano de 2010 foram realizadas desde as apresentações nas escolas como também na zona rural em especial no seringal, onde as políticas públicas quase não chegam e há uma grande carência na área cultural.
Saulo Verçosa também salientou que nunca na história de Sena Madureira uma entidade sem fins lucrativos promoveu ou teve a idéia de fazer um projeto como esse aprovado pelo Minc (ministério da Cultura governo Federal e o governo do Estado acre via Fem (fundação Elias Mansur) sendo executora a associação arco-íris e o apoio da prefeitura de Sena Madureira.
Kelson, ainda frisa que é grato primeiramente a Deus por ter dado essa a oportunidade aos filhos de Sena Madureira, em segundo aos governantes que entenderam o recado Dessa juventude que tanto sofre com a ausência de políticas públicas.
E o prefeito Nilson Areal? Na semana passada estivemos uma conversa com Nilson Areal no seu gabinete falando da importância da parceria com “Associação Arco-Íris e a prefeitura de Sena Madureira” e o prefeito Nilson Areal salientou que a parceria vai continuar e até mesmo acrescentamos outras novidades no ponto de cultura.
E a Secretária de Cultura?
Nesta quarta feira tivemos uma visita do secretário de cultura Gilberto Lira, no qual conversamos sobre algumas parcerias entre o Centro Cultural e o ponto de cultura, onde o secretário de cultura Gilberto Lira se disponibilizou para ajudar nos eventos tanto do ponto de cultura como o Centro Cultural, finalizando dizendo que o centro cultural é para desenvolver eventos culturais para todos, salientou para redação do blog arco-íris.
Equipe de coordenação da Associação arco-íris e ponto de cultura.
Veja nossos trabalhos vídeos e fotografia postada
Nenhum comentário:
Postar um comentário